PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 32265 > HOMENAGEM UNIDADE E MILITARES DA FAB SãO AGRACIADOS COM COMENDA DA MARINHA DO BRASIL

HOMENAGEM

Unidade e militares da FAB são agraciados com Comenda da Marinha do Brasil

Publicado: 2018-06-11 16:30:00
Imposição da Ordem do Mérito Naval foi realizada durante cerimônia alusiva aos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Oficiais-generais da FAB foram agraciados com Ordem do Mérito NavalMais de 20 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram agraciados com a Ordem do Mérito Naval em cerimônia alusiva ao 153o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (11), em Brasília (DF), celebrou a Data Magna da Marinha do Brasil.

O Presidente da República, Michel Temer, presidiu a cerimônia, que contou também com as presenças do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e dos Comandantes das Forças Armadas, incluindo o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Autoridades civis e militares prestigiaram a cerimônia“Aos militares e servidores civis da Marinha, o Brasil renova o seu reconhecimento, na certeza de que nossa Força naval estará sempre à altura da nobre missão de servir ao país. Àqueles que são agraciados com a Ordem do Mérito Naval, nosso agradecimento pela colaboração com a Marinha”, declarou o Presidente em suas palavras.

Durante a solenidade, foram içados os sinais do Almirante Barroso em homenagem aos heróis da batalha e, em seguida, executados os toques da vitória, acompanhados da salva de 17 tiros.

Estandarte do PAMA-SP foi condecoradoA imposição da Ordem do Mérito Naval foi realizada a 442 personalidades civis e militares e 16 organizações das Forças Armadas – entre elas o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – além do Tribunal de Contas da União.

O vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, foi um dos agraciados no Grau Grande Oficial e falou da representatividade da condecoração. “É uma honra receber essa condecoração da Marinha, pois representa o trabalho conjunto das três Forças e nos deixa lisonjeados”, disse.

Medalha da Ordem do Mérito Naval
- Criada pelo Decreto nº 24.659, de 11 de julho de 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações e personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, que tiverem prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Solenidade alusiva aos 153 anos da Batalha Naval do RiachueloBatalha Naval do Riachuelo - Aconteceu em 11 de junho de 1865, nas margens do Rio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na Argentina. Na época, o Paraguai, sem conexão com o mar, buscava o controle da Bacia do Prata, que representava a saída para o Oceano Atlântico. Na manhã daquele dia, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, encontrava-se nas proximidades da cidade de Corrientes. Os brasileiros avistaram a esquadra paraguaia – com 14 embarcações – que descia o Rio Paraná. Na margem esquerda daquele rio, soldados e peças de artilharia inimigos aguardavam o momento do ataque. Seguiu-se um primeiro e rápido combate e, junto à foz do Riachuelo, em um trecho de difícil navegação, foi travada a batalha decisiva. O Almirante Barroso, com sua esquadra, conseguiu afundar quatro embarcações inimigas, dando fim à batalha e consagrando a vitória ao Brasil.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER

Assista ao vídeo